É você não está lendo errado. Aqui estou eu, criadora de uma marca upcycle dizendo que o upcycling ta fora de moda. 

Pra quem não sabe, o upcycling é um processo de reaproveitamento onde um material ou produto que perdeu seu valor inicial é transformado num novo produto útil. Por exemplo, câmara de pneu furada que não serve mais como câmara e vira bolsa...

Em 2020 estávamos no auge da pandemia e foi quando o upcycling começou a ser pauta de matérias e reportagens, e o motivo era: por conta da escassêz que resultou da pandemia, as marcas se viram obrigadas a reaproveitar as sobras de suas produções para recriarem novos produtos. Além disso, muitas pessoas em casa começaram a recorrer ao famoso do it yourself (faça você mesmo) para preencher o tempo do isolomento social, o que inclusive fez com que várias de upcycle pequenas marcas surgissem. 

Com o assunto em alta começamos a ver cada vez mais marcas aderirem ao processo, corrigindo, aderindo a estética upcycle. Poisé, marcas como Balenciaga por exemplo não reaproveitam materiais pras suas criações, mas aproveitaram que o tema estava em alta e se apropriaram da estética dessa tendência. Um dos produtos mais icônicos que posso citar é a bolsa de tênis. Essa bolsa parece ter sido feita com reaproveitamento de um tênis, mas na verdade seu design foi criado exatamente daquele jeito, nenhum material foi de fato reaproveitado no processo. Neste mesmo exemplo posso citar a bolsa que parece ter sido feita com embalagem de salgadinho Lay's, e o mais polêmico o tênis surrado que na verdade é um tenis novinho em folha.

Eu acompanhei de perto toda essa tendência, e posso dizer que toda semana eu pesquisava pelo termo "upcycling" no google e quase todo dia tinha uma matéria nova ou projeto novo sobre o assunto. Hoje quando jogo o termo no google, as últimas matérias que aparecem foram postadas em 2023... loucura certo?! Loucura pensar que chegamos ao ponto de achar que o upcycling tinha vindo pra ficar já que na minha opinião é um processo totalmente necessário e que obrigatoriamente fará parte do nosso futuro, quando na verdade foi apenas um hype...

Por outro lado, com essa queda no tema conseguimos filtrar as marcas que permaneceram e finalmente identificar quais marcas realmente se importam com a moda consciente e acreditam na importância do reaproveitamento. Vou deixar abaixo algumas marcas além da Regressa que conheço e admiro muito e que seguem fazendo upcycling até hoje independente de estar na moda ou não:

MARCAS: BADU DESIGN - DORGAS -KUHRA.CO e CACTO AZUL

Se você gostou desse post, volta aqui na semana que vem, pq teremos posts semanais toda terça <3

Bjs, Bru